Blog Posts

21 May
0

B.B. Cream, Primer ou Base?

Febre do momento, o B.B. Cream (Blemish Balm) é um item multifuncional de beleza que reúne benefícios como primer, filtro solar, hidratante e base. Há uma grande confusão no que diz respeito às diferenças entre primer, base,  B.B. cream e até C.C. Cream. Mas qual a REAL diferença entre estes produtos? O Fashion Pharmacy esclarece:

Os primers mais comuns são translúcidos (devido a alta carga de silicones quaternários na fórmula) e desaparecem quando espalhados sobre a pele. Esta alta espalhabilidade e sensorial delicado, que dá “nobreza”ao produto é também devido a alta carga de silicones de alto peso molecular. É acima da pele que a “mágica” do produto acontece, já que os ingredientes do primer não penetram na pele (devido ao alto peso molecular). Estes silicones, criam uma camada finíssima sobre a cútis capaz de reduzir imperfeições tridimensionais como linhas finas, poros dilatados e pequenas ondulações geradas pela acne. O primer deve ser aplicado em pequenas quantidades, com os dedos, após o filtro solar e antes da base.

Por ter uma fórmula mais completa, com ingredientes que hidratam a pele e a protegem contra os raios solares, o B.B. Cream pode ser usado sobre a pele “nua”, sem outro produto antecedente. A solução é ideal para quem quer uma pele com aspecto saudável e um toque de cor, já que o B.B. Cream contém partículas de pigmento mineral (o mesmo que tem na base) que uniformizam o tom da cútis. O resultado é mais leve e duradouro o de uma base de alta cobertura, já que o produto age tanto na superfície da pele, quanto sob os poros. Os ingredientes emolientes (que hidratam) penetram na pele, tratando-a e oferecendo benefícios a longo prazo, enquanto o filtro solar a defende de agressões externas e as partículas de cor melhoram a aparência da superfície com uma cobertura uniforme e sequinha.

O B.B. Cream pode ser aplicado diretamente sobre a pele limpa com os dedos ou com o auxílio de um pincel (que pode ser o modelo “pena”, o kabuki ou um duo-fiber). O produto é indicado para todos os tipos de pele, inclusive as oleosas (existem B.B. Creams especiais para este tipo de pele). Quem necessita maior cobertura de imperfeições pode investir na aplicação do produto em camadas. Basta esperar a camada anterior secar bem antes de partir para a próxima.

Seja na forma líquida, cremosa ou sólida, a base comum oferece mais cobertura para ocultar manchas, espinhas e poros dilatados, mas funciona apenas como uma “máscara” sobre a pele. Existem bases com finalidades mais pesadas e outras mais leves mas, ainda assim, o produto é mais denso que o B.B. Cream (devido a maior quantidade de pigmentos – ou ingredientes em pó) e age apenas superficialmente. Por não conter agentes emolientes e – em sua maioria – ingredientes que não protegem contra os raios solares, o uso da base não dispensa o uso de outros cosméticos, como o hidratante e o protetor solar, que são substituíveis (em partes) pelo B.B. Cream. A base é geralmente aplicada com pincéis de diferentes formatos, que podem ajudar a “esfumar” o produto ou concentrá-lo em áreas específicas do rosto. Quem tem pele oleosa deve buscar uma fórmula oil-free e com efeito mate. Existem bases com protetor solar, ou com emolientes também, mas são mais caras (e não muito indicadas para pele oleosa).

Existem soluções para quem busca a praticidade do B.B. Cream, mas necessita de um pouco mais de pigmento para neutralizar manchas e afins. Uma delas é aplicar uma camada de pó compacto – ou base em pó -, com um pincel fofo, sobre a pele já tratada com o B.B. Cream. Basta esperar o produto secar. Quem não abre mão da base líquida ou cremosa pode misturar algumas gotinhas do produto – menos da metade da quantidade usual de base – com a mesma quantidade de B.B. Cream. Misture bem e aplique sobre a pele limpa com a ajuda de um pincel duofiber. A tática é perfeita para os momentos de pressa, quando se espera um resultado leve na textura e eficiente na cobertura.

O C.C. Cream ou creme de correção com cor é considerado o irmão mais novo do BB Cream e se diferencia por ter maior cobertura, tratar mais a pele, fixar melhor, uniformizar o tom da pele, ou seja, é um BB Cream com mais pigmento. Outra diferença é que o CC Cream é indicado para peles maduras ou com problemas de acne, pois contém ativos antioxidantes e anti-aging que ajudam a combater o envelhecimento precoce e melhoram o aspecto da pele, já o BB Cream é indicado para qualquer tipo de pele.
Para dúvidas ou maiores informações, eu posso responder nos comentários!

0 Comentários

Nenhum comentário. Seja o primeiro!

Deixe um comentário